Resenha #31 "A Elite" - Keira Cass - Editora Seguinte




Título: A Elite
Autor (a): Keira Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765121
Ano: 2013


Sinopse: Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher.

"Puxei-o contra meu peito, e ele fez o mesmo. Ficamos mais próximos do que nunca. No fundo da minha mente, uma voz me dizia que estávamos em um salão lotado, que ali, em algum lugar, estava minha mãe, provavelmente desmaiando com a cena. Mas nada importava. Naquele momento, parecíamos ser as únicas duas pessoas no mundo."

Quando gostamos muito de um livro que sabemos que tem sequência, embarcamos na continuação desta história com uma sede de saber incontrolável, eu pelo menos sou assim, e algumas vezes somos recompensados com continuações de tirar o fôlego, outras vezes nos sentimos frutados pois o livro não corresponde nossas expectativas, antes de ler "A Elite" já tinha lido algumas resenhas sobre o livro, nem todas foram positivas, algumas diziam que o segundo livro não era tão bom quanto o primeiro, com isso em mente comecei a ler A Elite sem criar muitas expectativas.

O que todos devem concordar é que tanto em A Seleção quanto em A Elite, Keira Cass nos encanta com sua escrita magnifica e envolvente, li as 360 páginas deste livro em um pouco mais de 6 horas, o vocabulário simples, a diagramação fofa e a capa perfeita seguem o exemplo de A Seleção, mas porque tantos falam que preferem o primeiro do que o segundo livro? 

Restam apenas 6 garotas e elas agora formam A Elite, dentre elas está a mulher que será a futura princesa de Illéa, America não está confortável em aceitar as atribuições que são impostas a uma princesa, e ainda está dividida entre Maxon e Aspen, dois homens diferentes entre si, mas capazes de enfrentar qualquer sacrifício pelo bem dela. Invasões de rebeldes ao castelo deixa mais presente neste livro a relação distópica, e além disso nos faz conhecer mais sobre a real relação entre o príncipe e o rei. Enquanto Maxon se mostra um rapaz justo e benevolente conhecemos um Rei arrogante, preconceituoso e severo. 

America é uma garota indecisa, no primeiro livro já percebemos esta característica nela, porém nesse livro a indecisão da protagonista chega aos limites da patologia, em vários momentos tive vontade de bater com a cabeça dela na parede, no decorrer da leitura fiquei tentada em admitir que as resenhas que li estavam com a razão, quase no final da leitura aconteceu algo que me fez pensar, o Rei pergunta para América quantos anos ela tem, e ela responde:"dezessete". A partir desse momento eu consegui entender algumas atitudes da nossa protagonista. 

Qual garota aos dezessete anos tem certeza absoluta do que quer? Qual garota não ficaria balançada se o primeiro amor ressurgisse em sua vida, lhe oferecendo todos os seus sonhos na bandeja. América entrou na Seleção amando e sofrendo por outra pessoa, e quando achava que já tinha superado essa fase, a pessoa volta e transforma suas convicções em um caos total, isso aliado ao fato de não saber lidar com o ciúmes que sente do príncipe Maxon, de estar longe de sua família e em uma disputa acirrada, faz com que America se perca no caminho, e esse processo é desgastante para o leitor, na mesma hora que ela quer o Maxon ela já não quer mais, e praticamente passamos o livro inteiro nesse impasse. "Querer ou não querer eis a questão". 

Nesse livro a autora tenta explorar um pouco mais de Aspen, as cenas entre ele e America são de arrancar suspiros, apesar disso não consegui achar correto, deve ser porque sou Team Maxon, torço para que no próximo livro, America e ele fiquem juntos e deem uma lição no rei (não vou com a cara dele). 

Eu gostei bastante de A Elite, irei aguardar ansiosa pela publicação do novo conto que nos dará a visão de Aspen sobre algumas passagens do livro, como aconteceu no conto O Príncipe, que traz a visão de Maxon. Acredito que o pecado da escritora foi o excesso, não precisamos de uma protagonista tão indecisa, espero que ela melhore no próximo livro, e é justamente este motivo pelo qual eu tirei uma estrelinha desse livro, o processo desgastante do "querer ou não querer" da America. 

"- Isso é inaceitável. Preciso de uma resposta. Porque não posso excluir alguém que realmente quer estar aqui, que me quer, se você vai desistir no final."



14 comentários

  1. Oi,

    A indecisão da America me deixou com vontade de bater nela. Hahahaha mas ainda assim o livro é ótimo e estou desesperada pela sequência.

    Preciso que The One não me decepcione.

    Beijos,
    Gabi.

    Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem gerado comentários tão contraditórios. Não sei, ainda tenho um certo receio de ler a trilogia. Gostei muito da sua resenha! Bem sincera, por sinal.

    Abraços,
    Igor Gouveia.
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty,
    Adorei sua resenha, dessa série li a apenas "o príncipe", não conheço o Aspen ainda mais já sou Team Maxon também, e essas poucas páginas que li já me bastam para que eu também não vá com a cara do rei... Enfim, não queria ler esses livros antes de sair o terceiro o qual eu acredito que será o volume em que América finalmente se tornará a princesa do Maxon e etc. (pelo menos assim espero hehehe), não quero ler esse agora pois sei que vou sofrer até sair a continuação, mas acho que não vou aguentar.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. E eu que não li nem A Seleção ainda, Patty! :/

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Depois de ler tantas resenhas maravilhosas sobre essa série ela está na lista e será uma das minhas próximas compras, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  6. Oi, Patty! :)

    É sério! Eu preciso me render as essas duas leituras. Só vejo as pessoas que leram esse livro falando super bem. :D E eu quero descobrir porque, né?

    Beijos, parceira! :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty!!!
    Sem dúvida o que mais tornou esse livro torturante foi a indecisão da América =/
    Concordo com você na questão da idade. Ela tem apenas 17 anos e ainda é uma adolescente e não uma adulta como o país quer que as garotas da idade dela sejam.
    Mesmo assim achei que muita das atitudes dela foram infantis e até mesmo egoístas... Agora ela está em uma situação dificil pois outra pessoa conquistou o coração do Príncipe... Torço muito para Maxon e America ficarem juntos!! Não sou fã do Aspen, acho ele machista.
    Adorei sua resenha, principalmente o quote do final!!! Adorei quando o Maxon disse aquilo pra ela!
    Beijoos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Patty,
    Então, eu realmente me irritei muito com a América nesse livro. Apesar da idade dela, eu não vejo não achei legal mesmo, pois ela mudava de ideia de um segundo para o outro. Me pareceu bastante infantil sabe?
    Ah, sou team Maxon, sou apaixonada por ele haha

    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu vou ser breve, não vou falar muito para não magoar vc e nem a Beta, mas eu gostei muito da sua resenha. Eu tenho os livros, mas n tive a oportunidade de ler aindaaa...Mas estou bem interessada. Parabens pela sua resenha. FIcou muito boa =]
    Como sempre né ?! hehehe
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Para mim, foi essa indecisão passando dos limites dela que me irritaram bastante. E apesar de o Maxon falar para ela confiar nele, eu não consegui e não julgo a Meri por isso. Eu realmente me irritei quando ele ficava sem falar com ela e ele já não era mais o Maxon de A Seleção. Eu também quero que o rei tome uma lição e A Seleção é uma das distopias que poucos personagens morrem e a Kiera resolver matar todo mundo no ultimo livro, espero que o Rei seja um deles. Adorei a sua resenha.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty esse livro chama mesma atenção e quero ler logo, dei uma olhada na sua resenha e gostei muito, vamos ver se me cativa tbm!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  12. Nossa, também falei desse livro no blog essa semana! Eu simplesmente adorei... Não vejo a hora de "THE ONE".

    Adorei seu blog! Parabéns...


    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Bem como já falei estou louca pela continuação da trilogia, pois eu quero mesmo saber o que vai acontecer com America e Maxon.
    Mas não estou muito ansiosa para o conto com a visão do Aspen porque não gosto muito dele ou será que surpresas viram?
    Ai ta vendo Paty acabei ficando curiosa agora kkkkkkkkkkkk.

    Beijos
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. achei a resenha!!!!
    Patty, fiquei tanto tempo fora do ar, que tava revirando o blog aqui atrás da resenha de A Elite depois que li seu comentário no meu de que estava terminando o livro (comentário da semana passada que só li hoje, :f).
    Eu também tive vontade de bater com a cabeça dela na parede em vários momentos, rs, e o que salvou o livro para mim foi justamente o quanto ela é justa nas causa sociais, principalmente na cena envolvendo a Marlee.
    Também sou Team Maxon, e tava achando ele fraco nesse livro, mas depois do que descobrimos no final meu coração partiu por ele, tadinho, rs
    agora é ver o que a autora nos reservar em The One
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!